segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Confira a Reportagem sobre o Bloco. Jornal Repórter Parintins.

O Espetáculo da Piracema na avenida do samba
Bloco Amor e Cana vai transformar a passarela do carnaval em um grande rio para contar de forma irreverente o fenômeno da reprodução de peixes na região amazônica

Tereza Almeida
DA EQUIPE REPÓRTER PARINTINS

O Amor e Cana, bloco carnavalesco do bairro Santa Clara, leva pra avenida este ano o tema “O Espetáculo da Piracema”. Campeão da chave de acesso no ano passado, a agremiação quer arrematar, em 2011, o título de campeão na chave dos Irreverentes, disputando a primeira colocação entre dez blocos.

Para isso investe nos preparativos. O bloco já lançou a marchinha nas rádios, realiza eventos para movimentar os brincantes, e apresenta hoje a rainha do bloco. A escolha do tema está no significado da palavra, diz a vice-presidente do bloco e idealizadora do projeto, Alcinéia Ferreira: “Piracema é um termo de origem tupi que significa agitação dos peixes.

Ela ocorre durante a reprodução das espécies e isso aguçou a minha imaginação para compor o enredo deste ano”, explica. A idéia é fazer uma verdadeira agitação de brincantes representando o fenômeno natural.

O Amor e Cana completa em 2011 dez anos de fundação. Criado em 2001, o bloco já conquistou dois títulos no Carnailha em 2002 e 2006, ambos empatados com o Chitara da Chapada. Para este ano, a diretoria prepara uma apresentação para superar a do ano passado quando se sagrou campeão da chave de acesso como tema das fofoqueiras.

Alcinéia reforça “o nosso motivo não é brincar de carnaval, porque isso a gente faz em qualquer esquina, nosso objetivo maior é ganhar o Carnailha”.


Rainha

Uma das apostas fica por conta da rainha gay Tatiane Araújo, 21, que será apresentada hoje durante uma promoção que será realizada no bairro. Natural da cidade de Nhamundá, ela veio morar recentemente em Parintins e encantou a diretoria do bloco que a convidou para defender o item na passarela. Questionada sobre as qualidades que farão a diferença durante sua apresentação, Tatiane diz: “Modestamente, além da beleza, tenho muita simpatia e samba no pé”.

Tatiane diz que está solteira e escutar música, ler bons livros, cuidar do corpo, da beleza e estar próxima da família, são as atividades que mais gosta de fazer. Sobre o preconceito, diz que “é o pior processo de exclusão social. Graças a Deus tenho todo o apoio da família quanto a opção que escolhi. Sou muito feliz por isso”. Sobre a expectativa para a apresentação ela diz que “os vencedores ganham o cálice da vitória, os perdedores, o cálice da experiência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário