sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

IRREVERÊNCIA DO BLOCO AMOR E CANA NO CARNA ILHA DE- PARINTINS-AM.  2011

Será marcada por um mágico e sagrado exemplo de perpetuação de vida: A PIRACEMA- é o período entre outubro e março quando os peixes oferecem um grande espetáculo, saltando sobre as águas, lutando contra a força da correnteza para realizar a desova e a reprodução. Este fenômeno é considerado essencial para a preservação da piscosidade das águas dos rios e lagos.

O termo PIRACEMA vem do tupi-guarani: PIRA, que significa PEIXE, e CEMA que quer dizer AGITAÇÃO.
 Neste sentido, de agitação dos peixes foi que surgiu a idéia do tema: O ESPETÁCULO DA PIRACEMA, que foi analisada, lançada e aceita pela presidente e comissão do referido bloco.

A proposta do bloco é subir contra a correnteza da avenida do samba, transformá-la em um grande rio de felicidade, animando e contagiando o público no pula, pula do baile dos peixes, trazendo toda sua irreverência nos enormes cardumes de arraias, traíras, piranhas, surubins, pacus, pirarucus, aracus, etc. Exaltando no Carna Ilha um fenômeno natural de criatividade, explosão de alegria e animação como se fosse mais um milagre da multiplicação dos peixes.

  Um outro olhar foi nos apelidos e agrados a dezenas de parintinenses. Entre eles personagens conhecidos nas famílias tradicionais do bairro de Santa Clara: o Tambaqui, o Dourado (in memorian), o Cuiú, o Bodó, o Jaraqui, o Pirarara, o arraia e o Bacuzinho.
Pedimos licença para lembrar o Dr. Piranha, o Piraíba, o Sardinha. Mas, é a traíra a mais apreciada principalmente no meio político junto com o surubim, que só dá pinta.

Com muito respeito ao árduo trabalho do IBAMA, pedimos licença ao João do Carmo para os nossos foliões, podem jogar suas tarrafas, malhadeiras, caniços, arpãos, aprume os seus arreios que tem peixe fresco na avenida. O tamanho, a espécie, a idade do peixe, o cardume é você que escolhe. A advertência do não cumprimento pode gerar multa. Então entre no arrastão de confetes e serpentinas do Bloco Amor e cana. Neste carnaval vamos praticar, pesque e solte o peixe na avenida, entre nesse cardume de emoção.

Texto: Josene Araújo e Alcinéia Ferreira

Um comentário:

  1. Olá Boa Noite!!!!! Tô passando e parando pra deixar meu comentário. Achei muito interessante a temática do bloco este ano. Ah!!! Valeu por lembrarem do meu avô Tambaqui (saudosa memória).
    Espero que este ano dê Amor e Cana.
    Ass: Professor Ítalo (UEA)

    ResponderExcluir